
O crescimento da criança é um dos principais parâmetros para avaliação da saúde da criança. A criança saudável mantém um bom ritmo de crescimento, já em crianças ou adolescentes que tem algum comprometimento da saúde podem ter como primeiro sinal a parada ou diminuição da velocidade de crescimento.
Por isso, é muito importante que a criança seja acompanhada pelo pediatra desde o nascimento até final da adolescência, e o peso e estatura sempre analisados conforme a idade e sexo.
A melhor forma para se avaliar o crescimento é através dos gráficos de crescimento próprios, os mais utilizados são da OMS (Organização Mundial de Saúde) e NCHS (referência norte-americana).
Ainda deve-se levar em conta a estatura familiar . A chamada Altura Alvo é calculada de acordo com uma fórmula simples:
O crescimento varia de acordo com a idade e fase da puberdade . O primeiro ano de vida é uma das fases de maior crescimento da criança em torno de 25cm no primeiro ano. Dos 2 anos de idades até antes da puberdade a velocidade de crescimento se estabiliza em torno de 5 a 6 cm por ano em média. E na puberdade meninas crescem entre 6 a 11cm . E meninos em que o estirão do crescimento é um pouco mais tarde a velocidade de crescimento pode chegar a 12cm ao ano.
Em casos de dúvida sempre procure o seu pediatra ou um especialista em endocrinologia infantil. Caso a criança esteja abaixo da curva, ou abaixo da altura alvo (padrão familiar ) ou seja observado uma baixa velocidade de crescimento as causas devem ser investigadas, acompanhadas e quando indicado realizar tratamento adequado.
O Hormônio de crescimento , GH , só está indicado em casos específicos de Deficiência de Gh quando realmente existe uma baixa estatura ou uma baixa velocidade de crescimento e quando foram afastadas outras causas para a desaceleração do crescimento .
Referências:
Endocrinologia na Prática Pediátrica/ Manole2008. Durval damiane.
Pediatric Endocrinology Sally Radowick

2 Comentários
Obrigado por compartilhar! Eu amo seu post obrigado.
Obrigada 🙂