
O melhor tratamento para Diabetes tipo1 é o tratamento intensivo com múltiplas doses de insulina como demonstram os estudos . No Diabetes Mellitus tipo1 ocorre destruição das células beta do pâncreas, que são as células que produzem a insulina. Por isso , é essencial para a vida do paciente com Diabetes tipo 1 o uso de insulina diariamente . Para que sejam evitadas as tão temidas complicações crônicas é muito importante que se mantenha um bom controle da doença.
O Tratamento do diabetes é baseado em 4 pilares fundamentais:
Atualmente , os trabalhos demonstram que em crianças e adolescentes a insulina deve ser aplicada em múltiplas doses durante o dia . O chamado tratamento intensivo com esquema basal -bolus consiste no uso de uma insulina basal em que se utiliza uma das insulinas de longa ação como exemplo os análogos Glargina (Lantus) ou Detemir (Levemir). Associado as insulinas de rápida ação como a Lispro (Humalog) , Aspart (Novorapid) ou Glulisina (Apidra) , aplicadas em forma de "bolus". Os bolus de insulinas ultra-rápidas administrados de acordo com a glicemia capilar , bolus de correção, e também de acordo com a alimentação com a contagem de carboidratos , bolus de alimentação.
O tratamento intensivo pode ser realizado pelas múltiplas injeções diárias , 3 ou mais doses ou ainda como opção de tratamento a Bomba Infusão Contínua de de Insulina , em que uma das insulinas ultra-rápidas é injetada de forma contínua. Através de um catéter fixo na pele a insulina é administrada e é possível manter uma insulina basal e aplicar as doses de bolus de correção ou de alimentação . O Sistema de Infusão contínuo , Bomba de Insulina , tem se mostrado mais eficaz no controle do Diabetes , mas a grande dificuldade ainda é o alto custo .
Referências:
Diabetes.ORG
CASTILHO, Silvia D.; BARRAS FILHO, Antonio A.. Crescimento pós-menarca. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo , v. 44, n. 3, p. 195-204, June 2000 .
