juliana-albuquerque-logojuliana-albuquerque-logojuliana-albuquerque-logojuliana-albuquerque-logo
  • Dra. Juliana Albuquerque
  • Endocrinologia Pediátrica
  • Pediatria
  • Notícias

Nódulos de Tireóide em Crianças

Os Nódulos de tireóide ou nódulos tireoidianos são muito raros em crianças, mas com a facilidade de acesso aos exames de ultrassonografia têm sido diagnosticados mais frequentemente.

Os nódulos são muito mais frequentes em adultos , cerca de 10% da população adulta tem nódulos tireoidianos.

A grande maioria dos nódulos são benignos. No entanto , é muito importante excluir o câncer. Em adultos apenas 5% dos nódulos de tireoide são malignos , assim mais de 90% são benignos.

Estima-se que apenas 1,5% das crianças tenham nódulos e em adolescentes e adultos jovens a frequência seja em torno de 13%. Mas o risco de esse nódulo ser maligno é maior: cerca de 22 a 25% de risco de malignidade. Portanto, todo nódulo em criança deve ser bem acompanhado.

Mas, é importante lembrar que os cistos geralmente são benignos e são muito mais frequentes, ocorrem numa frequência de até 57% em crianças e adolescentes, ou seja, mais da metade das crianças podem ter cistos se fizerem ultrassonografia, não sendo recomendado de nenhuma forma como um exame de rotina.

O exame de Ultrassonografia é um excelente método para se avaliar os nódulos tireoidianos , com uma qualidade melhor do que outros exames como por exemplo a ressonância. A ultrassonografia (US) fornece informações de achados característicos de que um nódulo possa ser maligno ou benigno . Características como nódulo isoecogênico ou hiperecogênico, margens regulares, cistos puros, são sugestivos de nódulo benigno.

Nos casos de lesões suspeitas de malignidade pelo Ultrassom, indica-se então a punção do nódulo, chamado de PAAF (punção aspirava com agulha fina). Em crianças a punção deve ser sempre guiada pela ultrassonografia. Através da punção então avalia-se a citologia do nódulo (a análise da células por uma patologista) através de uma classificação chamada de classificação de Bethesda.

Enfim , utiliza-se a avaliação da ultrassonografia juntamente com o resultado da punção para se determinar as características do nódulo se é benigno ou maligno. Quando um nódulo apresenta características no ultrassom e na punção de benignidade então deverá apenas continuar acompanhamento clínico , mas se o nódulo apresentar pelo US juntamente com punção características de malignidade será necessário a realização da Cirurgia para retirada da tireoide (tiroidectomia), que poderá ser parcial chamada de Lobectomia e istimectomia, ou Total.

Novos exames chamados de marcadores moleculares são promissores , mas ainda necessitam de mais estudos para serem validados em crianças , e ainda não são recomendados na prática clínica.

Esse texto tem objetivo apenas educativo , não substitui a consulta médica , em caso de dúvidas , procure seu médico endocrinologista.

Referências:
ATA Gudelins for pediatric Thyroid nodules and cancer. Thyroid 25(7): 716, 2015
JCLin Endocrinol Metab, November 2014, 99(11):4069-4077
Nódulos Tireoide e Cancer Diferenciado de Tireoide : Consenso Brasileiro .Arq Bras Endocrinol Metb vol51 n5 July 2007

Imagem Nódulos de Tireóide em Crianças

Artigos Relacionados

Ostoporose na criança e adolescente

Osteoporose na Infância

1 de julho de 2020

Osteoporose na Infância


Leia mais
Ginecomastia

Aumento da mama em meninos , quando é normal ?

24 de junho de 2020

Ginecomastia: aumento da mama em meninos , é normal ?


Leia mais
Doenças da Tireoide na criança

Hipotireoidismo na infancia

9 de junho de 2020

Hipotireoidismo na Infância


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone YouTube

Endereço

Rua José Guilherme – Centro
Bragança Paulista - SP | CEP 12900-231

Telefone

ícone Whatsapp(11) 9 7500-5269

E-mail

merakijuliana@gmail.com

Responsável Técnica
Dra Juliana Albuquerque | CRM 106.705 Logo Kapital