

Jejum não é mais necessário para exames de colesterol.
Em 2016 foi publicado um Consenso que dispensa a necessidade de jejum de 12 horas para avaliação do perfil lipídico , ou seja dos exames de colesterol. Essa determinação foi normatizada por cinco sociedades médicas incluindo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade de Cardiologia. Posteriormente em 2017 foi divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria .
O perfil lipídico engloba a dosagem do colesterol total, LDL colesterol (colesterol ruim) e HDL colesterol (colesterol bom) e triglicerídeos .
Até há pouco tempo acreditava-se que o jejum era necessário para que a dosagem do colesterol não sofresse influência da alimentação . No entanto , estudos recentes inclusive em crianças, demonstraram que a dosagem do colesterol é confiável mesmo após alimentação .
Em alguns exames o jejum de 8 horas ainda é necessário , como por exemplo : glicemia , insulina e cortisol .
A dosagem do colesterol sem jejum é mais prática , mais conveniente e mais econômica , pode ser feita em qualquer horário do dia, além de ser mais segura pois evita riscos de hipoglicemia especialmente em crianças .
Mas lembre-se que a indicação do jejum fica a critério do médico que solicita o exame .