
Hipotireoidismo na infancia

O hipotireoidismo é a deficiência dos hormônios da tireoide e é uma das doenças endócrinas mais comuns na infância.
Os hormônios tireoidianos são essenciais para densenvolvimento neurológico e crescimento saudáveis na infância.
Desde a gestação, se a mãe tem hipotireoidismo não tratado adequadamente pode comprometer o desenvolvimento cerebral normal do bebê. Assim faz parte do pré-natal adequado a dosagem dos hormônios tireoidianos .
Quando ocorre logo ao nascimento é chamado de hipotireoidismo congênito. Nesse caso os sintomas são inespecíficos e de difícil diagnóstico, podendo levar a retardo mental grave se não tratado. Por isso a importância do teste do pezinho que deve ser feito entre 48 horas a 5 dias de vida. Se confirmado hipotireoidismo , o tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível para se evitar danos irreversíveis .
E crianças maiores também podem ter hipotireoidismo ?
Sim , em crianças maiores ou adolescentes é comum a Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune . Os sinais e sintomas mais comuns são aparecimento de bócio (que é o aumento da tireóide) , baixa estatura , baixa velocidade de crescimento , atraso de idade óssea, pele seca , constipação entre outros .
O tratamento do hipotireoidismo é feito pela reposição oral do próprio hormônio tireoidiano, a levotiroxina. O acompanhamento é feito pelo endocrinologista pediátrico para ajuste da dose , avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança ou adolescente .
Fonte : Jornal de Pediatria