
O Estirão do Crescimento ou Estirão Puberal é uma fase de crescimento acelerado em que ocorre um grande aumento da velocidade de crescimento junto com a puberdade, que dura em média cerca de 3 a 4 anos .
Mas o Estirão do Crescimento ocorre em fases diferentes no menino e na menina. Na menina ocorre logo no início da adolescência junto com o aparecimento dos primeiros sinais da puberdade.
No menino a puberdade ocorre numa fase mais tardia , assim também, o Estirão ocorrerá mais tardiamente.
O crescimento é um processo que depende de vários fatores: genética e fatores externos como a alimentação , bem como fatores psicossociais e econômicos .
O crescimento ocorre em diferentes proporções durante toda a vida, nos primeiros dois anos de vida ocorre a maior Velocidade de Crescimento cerca de 25cm no primeiro ano de vida e de 15cm/ano no segundo ano . Depois essa velocidade cai para cerca de 6cm/ano podendo variar de uma criança pra outra.
No Estirão Puberal a velocidade de Crescimento quase dobra, podendo chegar a mesma velocidade do segundo ano de vida . Ocorre, então, um pico de Velocidade de crescimento que em meninas pode chegar a 11cm/ano e em meninos a 12cm/ano . Esse pico de velocidade é seguido então de uma desaceleração gradual até o término do crescimento. O Ganho total de estatura em média na puberdade em meninas é cerca de 20 a 30cm e em meninos cerca de 25 a 30 cm .
A Idade óssea , um exame que pode ser feito com uma radiografia simples de punho pode ajudar na avaliação do crescimento , e previsão de estatura final. Geralmente as meninas crescem até cerca de 15anos de Idade óssea e os meninos até cerca de 18anos de Idade Óssea .
A diferença de estatura final entre homens e mulheres ocorre em parte por uma parada antecipada do crescimento nas adolescestes do sexo feminino : iniciam o estirão mais precocemente e interrompem o crescimento também mais cedo.
O crescimento da criança é uma das maiores preocupações dos pais e muitas vezes uma preocupação da própria criança ou adolescente. É muito importante acompanhar o crescimento da criança em todas as fases da vida , desde o nascimento até adolescência .A melhor forma de avaliar o crescimento é através dos gráficos de crescimento. Quando ocorre um desvio do padrão normal de crescimento devem ser afastadas doenças tanto endócrinas , quanto não endócrinas . Após afastadas as doenças não endócrinas, se realmente for constatado uma baixa estatura ou uma baixa velocidade de crescimento deve ser avaliado também a Deficiência de Hormônio de Crescimento e nesse caso é essencial uma avaliação e tratamento precoces, se possível antes da puberdade.
Esse texto é apenas educativo e informativo, não substitui a consulta médica .
Sempre procure seu pediatra e quando indicado um especialista Endocrinologista Pediátrico.
Referências:
Williams textbook of endocrinology Philadelphia : Elsevier/Saunders, c201.
Rev Med (São Paulo). 2010 abr.-jun.;89(2):70-5
Chipkevitch, Eugenio. "Avaliação clínica da maturação sexual na adolescência." J Pediatr (Rio J) 77.Supl 2 (2001): S135-S142.

2 Comentários
muito informativo eu com 12 anos ja estou com 1,68 de altura com a voz engrossando e pelos pelo corpo e faço exercicios fisicos
Fico Feliz que tenha gostado do conteúdo