

A atividade física é um dos pilares do tratamento do Diabetes . O exercício ajuda nos controles de glicemia e reduz a necessidade de insulina, diminui o risco de doenças cardiovasculares no futuro, contribui para uma melhor qualidade de vida, com maior bem-estar e redução do peso corporal .
Um grande estudo chamado Look AHEAD (Action for Heath in Diabetes) demonstrou que atividade física regular no mínimo 175min por semana associado com uma dieta hipocalórica leva a redução na Hemoglobina Glicada (HbA1c) , controle da glicemia, redução de depressão, nefropatias, neuropatias, gordura visceral , circunferência abdominal, melhora na qualidade de vida e redução da necessidade de medicamentos .
Cerca de 60% dos pacientes diabéticos não fazem atividade física , existe uma resistência à pratica de exercício, muito pelo medo da hipoglicemia , do desconhecimento quanto a alimentação e aplicação de insulina no momento do exercício .
Embora o exercício físico esteja associado a um melhor controle metabólico são necessários alguns cuidados em relação ao controle da glicemia . A resposta glicêmica ao exercício é muito variada e depende da resposta individual , e do tipo , intensidade e duração desse exercício. Pode, por exemplo, ocorrer hipoglicemia logo após o exercício que pode durar várias horas . Mas também pode ocorrer hiperglicemia e risco de Cetoacidose diabética se a glicemia estiver muito alta antes do exercício . Então como fazer ?
Antes da atividade deve-se sempre medir a glicemia . O médico responsável deverá prescrever o exercício e orientar o consumo de carboidratos e dose de insulina , mas de uma forma geral sugere-se:
Especialmente em pacientes com diabetes bem controlado, a rotina de exercício fisico proporciona grandes benefícios a saúde e qualidade de vida, mas deve-se sempre ser bem orientado pelo médico que acompanha a criança .
Referencias:
Macedo CLD, Fioretti AMB, PAchon KC. Aspectos clínicos e fisiológicos da prescrição de exercício fisico no paciente diabético. In: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. PROENDOCRINO. Porto Alegre: Artmed PAnamericana;2018