
O uso abusivo de corticóides a longo prazo está relacionado a inúmeros efeitos colaterais , especialmente em crianças e adolescentes pode causar sérios prejuízos a saúde incluindo:
Os Corticóides são muito utilizados na prática clínica diária .Desde que foi descoberta a cortisona em 1950, uma série de corticóides sistêmicos foi desenvolvida com propósito de tratar inúmeras doenças, principalmente pelos seus efeitos anti-inflamatórios e imunológicos.
O principais corticóides utilizados nas prática clínica são cortisol, prednisolona , metilprednisolona, dexametasona . São utilizados nas formas injetáveis , via oral e em forma de cremes e pomadas , bem como aerossóis.
São prescritos para os mais diferentes tipos de tratamento como em doenças reumatológicas, doenças renais, ortopédicas, dermatológicas, e muito comumente doenças respiratórias alérgicas como rinite , asma, "bronquite".
Pelo seu potente efeito anti-inflamatório os corticosteróides tem uma boa resposta ao tratamento com melhora rápida e alívio dos sintomas . A grande questão é que eles só devem ser usados quando bem indicados e prescritos por médicos. Em algumas doenças crônicas o seu uso é inevitável como por exemplo artrites ou nefropatia crônicas, mas são casos raros.
O mais freqüente é o uso indiscriminado e abusivo por falta de conhecimento , pela facilidade de acesso, já que é uma medicação vendida sem prescrição médica . Muitos pais acabam usando a medicação pois percebem melhora dos sintomas rapidamente , e mesmo corticóides de uso tópico como cremes e pomadas se usados por muito tempo e repetidamente podem causar os efeitos colaterais indesejados. Pomadas, por exemplo usadas para uma simples assadura de bebê ou para dermatite atópica se usadas continuamente podem prejudicar o crescimento da criança.
Assim, fica o alerta já conhecido, mas nunca é demais repetir : evite tomar ou administrar medicações sem conhecimento do seu médico de confiança. Na suspeita de algum efeito colateral do uso de algum medicamento procure seu pediatra ou o especialista endocrinologista pediátrico
Fonte:
Willias textbook of endocrinology,11th ed
