
O colesterol alto, chamado de hipercolesterolemia ou dislipidemia, também pode ocorrer em criancas e adolescentes.
Com a facilidade do acesso aos exames e às informações, cada vez mais tem sido feito diagnóstico precoce dessa condição na infância. E mesmo em crianças pequenas, muitas vezes sem sobrepeso, detecta-se o aumento do colesterol . E consequentemente vem a pergunta : O aumento do colesterol ocorre apenas por conta de uma alimentação desequilibrada?
A resposta é: depende de cada paciente , em alguns casos, conseguimos sim, apenas com a mudança da dieta ter uma melhora significativa dos níveis de colesterol.
Mas existem algumas dislipidemias de causa genética , especialmente quando existe história familiar de dislipidemia ou de doenças cardiovasculares precoces como Infarto e AVC (derrame) . Nesses casos é ainda mais importante o acompanhamento desde a infância para um tratamento preventivo.
O colesterol é um tipo de gordura obtido através da dieta e sintetizado no fígado. Na circulação ele forma as chamadas lipoproteinas que são principalmente LDL (conhecido como Colesterol ruim ) e o HDL (Colesterol Bom) .
O LDL quando em excesso na corrente sanguinea se deposita nas paredes das artérias, juntamente com processos inflamatórios o que resulta na formação da placa de gordura , um processo chamado de aterosclerose, que com o passar dos anos obstrui as pequenas artérias de nossos órgãos mais nobres como cérebro e coração.
Vários trabalhos já confirmaram que a primeira fase da formaçao da placa de gordura, que são as estrias gordurosas, já estão presentes desde a infância e adolescência. A progressão dessa placa de gordura na idade adulta poderá resultar com os eventos finais de infarto ou AVC (derrame) que levam a um comprometimento grave na qualidade de vida ou até mesmo a morte .
Nas dislipidemias de causa genética ocorre uma alteração no metabolismo dessas lipoproteinas em alguma dessas etapas. A mais comum é a Hipercolesterolemia Familiar , chamada de HF, que ocorre numa prevalência de 1 para 500 indivíduos. A HF ocorre por um defeito no receptor do LDL no fígado . O fígado produz LDL, mas não é capaz de reabsorver e eliminar esses LDL-colesterol do sangue , com isso ocorre um acúmulo de LDL no sangue. (* assista ao video para entender melhor)
De acordo com a I Diretriz de Prevenção da Aterosclerose na Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Cardiologia publicado em 2005 , os exames de colesterol devem ser feitos em crianças que:
O tratamento é baseado sempre nas mudanças de hábitos com alimentação equilibrada , melhora da qualidade dos alimentos , aumento da atividade física, num processo que deve envolver toda a família e também a própria criança.
Em alguns casos pode ser necessário o uso de medicações , que deverá ser avaliado pelo especialista.
Referências:
I Diretriz de Prevenção da Aterosclerose na Infância e na AdolescênciaArquivos Brasileiros de Cardiologia - Volume 85, Suplemento VI, Dezembro 2005.
V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo , v. 101, n. 4, supl. 1, p. 1-20, Oct. 2013.
Evidências Anatomopatológicas do Início da Aterosclerose na Infância e Adolescência. Lucimar Aparecida Françoso, Veronica Coates . Arq Bras Cardiol, volume 78 (no 1), 131-6, 200.
