
Crianças Nascidas Pequenas, são aquelas crianças que já nascem com peso ou tamanho abaixo do normal. Em termos médicos chamamos de PIG, pequenas para idade gestacional, que vem da tradução do inglês SGA (small for gestacional age) .
Quando sabemos a idade gestacional, utilizam-se tabelas específicas de acordo com o crescimento intrauterino . Por exemplo , um Recém-nascido termo, que nasce com 38 a 40 semanas tem em média 3kg ao nascimento e cerca 50cm. Mas quando não se conhece a idade gestacional, a OMS (Organização Mundial Saúde) define PIG as crianças nascidas com menos de 2500g.
As causas de uma criança nascer PIG são muitas: desde problemas maternos como desnutrição da mãe , tabagismo e consumo de álcool , problemas placentários, infecções durante a gestação , assim como prematuridade.
As Crianças nascidas pequenas ou PIGs possuem um risco aumentado de Baixa Estatura desde a infância até a vida adulta. A grande maioria dessas crianças recupera a curva de crescimento normal até 2 anos de idade , faz o chamado catch-up. Uma pequena porcentagem das crianças recupera um pouco mais tarde até 4 anos de idade. Entretanto de 10 a 15% das crianças nascidas Pequenas não recuperam a curva de crescimento. Nesses casos está indicado o uso de hormônio de crescimento (GH) . Nos Estados Unidos , recomenda-se o tratamento a partir dos 2 anos de idade , já na Europa recomenda-se a partir dos 4 anos de idade .
Além da baixa estatura , o baixo peso ao nascimento , associado uma recuperação excessiva de peso especialmente no primeiro ano de vida pode estar associada a doenças metabólicas como resistência a insulina, com aumento do risco futuro de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Assim é muito importante que as crianças PIGs, sejam acompanhadas desde cedo por uma equipe multidisciplinar onde o pediatra e Endocrinopediatra são essenciais. Esse acompanhamento do crescimento deve ser feito a cada 3 a 4 meses para se avaliar a curva de crescimento e ganho peso.
Também muito importante evitar o ganho exagerado de peso nos primeiros anos de vida para que não se crie uma memória metabólica , que pode ter como consequência distúrbios metabólicos futuros.
Esse artigo é apenas educativo não substitui a consulta , em caso de dúvidas procure seu médico de confiança.
Referências:
Manejo e tratamento da criança nascida Pequena para Idade Gestacional (PIG) Durval Damiani 14/04/
Tratamento com hormônio de Crescimento em crianças com Baixa Estatura Nascidas Pequenas Para Idade Gestacional. Arq obras Endocrino Metab 2008; 52/5.
